Incorporando a realidade imposta pela pandemia da Covid-19 no mundo ao ambiente acadêmico e de inovação tecnológica, pesquisadores do curso de Ciência da Computação da UNIR criaram o projeto ‘Keep Distance’, uma solução tecnológica de manutenção do distanciamento social.
O retorno gradativo de atividades presenciais e a comprovação de que evitar aglomerações é eficaz no combate à disseminação do coronavírus motivaram o tema do projeto de conclusão de curso escolhido por Victor Vieira, que expandiu a proposta aos colegas de curso Jéfferson Costa, Márcus Vinícius, Uthant Vicentin, e Wan Rocha, que juntos idealizaram o ‘Keep Distance’.
A proposta é que, através de sinais de GPS, wi-fi e Bluetooth, a ferramenta detecte o número de pessoas presentes em cada espaço, a distância entre elas e, quando fora dos padrões permitidos, dispare alertas de aglomeração e/ou falta de distanciamento. Isso dará ao usuário a possibilidade de escolher autra sala, laboratório, auditório, ônibus ou um horário diferente para evitar filas e realizar suas atividades presenciais indispensáveis.
O projeto conta com a participação do professor do Departamento de Ciência da Computação da UNIR, Ewerton Andrade, e está sendo aprimorada no Ocean Lab #3. “É uma solução tecnológica para, pelo menos, avisar as pessoas onde há aglomeração ou desobediência ao distanciamento.”
Equipe:
- Victor V. M. O. Vieira (acadêmico de Ciência da Computação)
- Ewerton R. Andrade (professor do DACC/UNIR)
- Jéfferson D. S. Costa (acadêmico de Ciência da Computação)
- Márcus Vinícius (acadêmico de Ciência da Computação)
- Wan S. Rocha (acadêmico de Ciência da Computação)
- Uthant Vicentin (acadêmico de Ciência da Computação)
Notícias sobre o projeto
Este projeto já foi notícia em diversas agências de comunição, entre elas: