e-Carteirinha: O documento digital do estudante

Resumo

Seguindo a tendência de disponibilização de documentos digitais de identificação, o presente trabalho visa criar uma versão digital da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) para estudantes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Dentro das instituições de ensino, este documento é popularmente chamado de ‘carteirinha’, por este motivo, esta nova versão vem sendo chamada de ‘e-carteirinha’. Com a implantação desta solução, espera-se que: (I) seja diminuído o período de espera para a confecção deste documento de identificação, (II) seja necessário menos servidores/colaboradores para sua emissão, (III) haja um acréscimo de segurança em razão dos mecanismos implementados nesta nova versão digital do documento, (IV) se estabeleça uma estrutura que permita extensão e comunicação com novos sistemas. Para isto, a solução foi desenvolvida nativamente para Android utilizando a linguagem Java e a ferramenta Android Studio, juntamente com bibliotecas de persistência, segurança da informação e comunicação e desenvolvimento web.

Maiores informações

É possível encontrar maiores informações sobre o projeto nas publicações acadêmicas realizadas ao longo de sua execução.

Agradecimentos

Este trabalho recebeu o auxílio financeiro e bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBIT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo número 23243.008122/2018-24.